I Encontro Internacional
de Estudos em Patrimônio Cultural
O ser humano formata seu mundo físico de acordo com planos ditados culturalmente. A expressão material da cultura testemunha épocas, grupos sociais, lugares e são, ao mesmo tempo, carregados de sentido, portadores de elementos que identificam vivências e interações ao longo dos tempos. Os atos humanos pressupõem saberes na elaboração de coisas, escolhas nas formas de manifestá-los e, assim, conjugam materialidades e imaterialidades inseparáveis.
Dessa maneira, a proposta do I Encontro Internacional de Estudos em Patrimônio Cultural, realizado conjuntamente ao II Seminário Internacional de Cultura Material e Arqueologia e ao I Seminário Internacional da Rede de Pesquisa em Acervos e Patrimônio Cultural, é discutir alguns dos aspectos ligados às Dimensões da materialidade da Cultura, entendendo que tudo o que se compartilha socialmente pode ser identificado como forma de cultura expressiva.
Pensar nas múltiplas formas que o patrimônio cultural adota nos impele a questionar a necessidade da geração de heranças - patrimônios - em nossa sociedade. Pensar nas dimensões da materialidade da cultura é compreender que os estudos do campo patrimonial são essencialmente multidisciplinares e requerem olhares horizontais na construção dos discursos.
2º
Seminário Internacional de Cultura Material e Arqueologia
1º
Seminário
Internacional da
Rede de Pesquisa
em Acervos e
Patrimônio Cultural
O II Seminário Internacional de Cultura Material e Arqueologia, organizado pelo Laboratório de Cultura Material e Arqueologia (Lacuma) e pelo Núcleo de Pré-História e Arqueologia (NuPHA), vinculados ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo, objetiva, por meio de conferências, workshops, comunicações e oficinas, oportunizar discussões a respeito da aplicação de aportes teóricos e metodológicos na atuação de equipes multidisciplinares de investigação arqueológica, bem como na análise da cultura material. Busca integrar abordagens que compreendem as interfaces da arqueologia, promovendo um intercâmbio entre diversas áreas do conhecimento e aproximando estudantes e profissionais de distintas áreas. Reúne, para tanto, pesquisadores da América do Sul, atuantes nas áreas andina e platina, nos contextos da Etnoarqueologia, da Arqueologia Pré-Histórica, Histórica e Pré-Colombiana.
O I Seminário Internacional da Rede de Pesquisa em Acervos e Patrimônio Cultural, promovido pela Rede de Pesquisa em Acervos e Patrimônio Cultural (REPAC), visa promover a qualificação de estudantes, pesquisadores, gestores e demais atuantes em espaços de cultura e memória dedicados à acervos e patrimônio. Pela organização de conferências, workshops e simpósios temáticos, possibilitará aos participantes o aprofundamento temático e difusão de conhecimento sobre os temas norteadores da Rede.
Programa de Pós-Graduação em História
Universidade de Passo Fundo
Linha de Pesquisa Cultura e Patrimônio
A linha agrega pesquisas e abordagens historiográficas interdisciplinares dedicadas à análise dos campos cultural e patrimonial. O eixo concernente à Cultura ocupa-se de fenômenos culturais, contemplando suas articulações com a vida social e política e suas interfaces com a globalização e com as noções de alteridade, identidade, mobilidade e fronteiras. O eixo dedicado às questões Patrimoniais analisa os processos de constituição de bens pertencentes a uma dada coletividade que conformam um conjunto de referências relacionados à constituição de memórias e identidades, bem como suas dinâmicas, limites, porosidades e lutas por reconhecimento.